Procrastinação no home office? 6 dicas para ser mais produtivo
Como efeito colateral, inúmeros profissionais enfrentam hoje um grande desafio: a procrastinação.
Uma das grandes armadilhas dessa palavra é que, ao adiar a realização de uma tarefa, vem a culpa e esta pode ser paralisante e ainda mais letal para o seu sucesso e o seu bem-estar, pois acaba por minar nossa autoconfiança e nos faz duvidar do nosso poder realizador.
Mas… Como romper com este ciclo? Você deve estar se perguntando. Antes de mais nada, precisamos estabelecer uma relação saudável com a produtividade, termo bastante falado no mundo dos negócios, mas muitas vezes compreendido de forma superficial e perigosa.
Afinal de contas, o que é ser produtivo?
Diferente do que muitos pregam, produtividade não é sobre trabalhar insanamente e viver sempre ocupado. Pelo contrário, é sobre escolher bem para quais atividades e projetos direcionar sua atenção e energia, sempre buscando gerir seu tempo de maneira estratégica.
Ou seja, antes de partir para dicas práticas que você pode implementar no seu dia a dia, é de suma importância virar a chavinha e construir uma nova mentalidade, lembrando sempre que nosso lado profissional é indissociável do lado pessoal e que, portanto, é o equilíbrio entre ambos que vai te levar mais longe.
Agora sim. Pegue papel e caneta e, principalmente, seu poder de ação, pois preparei seis dicas para você colocar em prática a partir de hoje! Pronta para romper de vez com a procrastinação? Então vem comigo!
Monte a sua rotina
Sim, a sua, de acordo com o que faz ou não sentido para você. Liste quais são seus vícios, hábitos que podem atrapalhar sua produtividade e que tendem a roubar seu foco. Sabe aquela checadinha básica nas redes sociais de cinco em cinco minutos? Pois é!
Estabeleça um horário para começar a trabalhar home office e também para encerrar suas atividades, pois isso te ajudará a manter a disciplina. Lembre-se de incluir na rotina pausa para o almoço e também para descansos estratégicos ao longo do dia.
Perceba também em quais turnos você é mais produtivo e encaixe as tarefas de acordo com seu ritmo. Por exemplo: tarefas que exigem maior concentração no turno em que se sente mais focada e atividades mais dinâmicas e mais curtas nos demais horários.
Elimine as distrações
Após identificar os hábitos que te levam a procrastinar, o próximo passo é eliminá-los do seu ambiente de trabalho. Muitas vezes podem ser distrações externas ou até mesmo uma resistência à natureza da tarefa.
Caso seja a primeira alternativa, afaste as distrações da sua cena. Caso seja a segunda opção, crie estratégias que te ajudem a executar essa tarefa. Você pode incluir a atividade junto com uma outra que seja mais agradável ou definir um horário específico para realizá-la, evitando assim que caia no limbo eterno de “vou fazer quando sobrar tempo”.
Liste suas prioridades
Em outras palavras, planeje sua agenda listando não apenas os compromissos do dia, mas quais deles são prioritários. Uma ferramenta muito útil nesse sentido é a Matriz de Einsenhower. Calma, o nome é difícil mas a lógica dela é super simples!
Basicamente ela te ajuda a definir quais tarefas são urgentes e importantes e a partir dessa categorização te dá um passo a passo de como proceder, ou seja, se deve realizar imediatamente, a longo prazo ou encaixar em dias futuros.
Dica Plus: Prepare sua agenda semanal, de preferência no sábado ou no domingo, assim você evita o transtorno de chegar em plena segunda-feira sem saber por onde começar!
Defina prazos
Mesmo que seu chefe não tenha estabelecido deadlines, você mesmo pode definir os prazos para concluir as demandas. Se tratando de atividades muito grandes, o ideal é você fragmentar em pequenas entregas, pois dessa maneira poderá construir o trabalho aos poucos, sem grandes pressões.
Ao fazer isso você também dá ao seu cérebro a sensação de progresso, o que servirá como motivação para dar continuidade ao projeto e, quanto mais estimulado você se sentir, mais distante se tornará a alternativa de recorrer à procrastinação e fazer dela um vício.
Organize seu ambiente de trabalho
Para manter sua mente calma e tranquila, organize seu espaço de trabalho. Deixe sua mesa limpa de papéis soltos, opte por um assento confortável, mantenha uma boa postura e aloque seu ambiente de trabalho num cômodo estratégico da casa.
Trabalhando home office dificilmente você terá êxito se optar por trabalhar na cozinha, onde poderá de 15 em 15 minutos abrir a geladeira para comer alguma coisa; ou se ficar na sala, onde contará com a distração da TV.
O ideal é montar seu ambiente de trabalho num espaço privado, onde possa manter as portas fechadas. Uma outra sugestão é também decorar o ambiente, dando a ele a sua cara, o que vai torná-lo mais aconchegante e acolhedor.
Celebre suas conquistas
Ao final do dia reserve cinco minutinhos para recapitular e agradecer por todas as tarefas realizadas. Produtividade é também sobre reconhecer o impacto do seu trabalho na vida das pessoas e utilizar-se disso como motivação para, no dia seguinte, acordar motivada e pronta para mais um dia de muita dedicação!
Faça das pausas um momento de celebração das suas conquistas e também de autocuidado. Beba água. Se alongue. Respire. Pare para contemplar a vista da sua janela para o mundo ou, se não tiver janela, feche os olhos e visualize quão incrível é tudo o que você está construindo dia após dia, com afinco, disciplina e constância.
E lembre-se: menos culpa e mais ação. Afinal de contas, produtividade é também tentativa, ajuste e aprimoramento. Por isso, quanto mais você conhecer a si mesmo, como funciona e qual é seu ritmo, mais fácil será definir para onde direcionar seu tempo e sua energia.
Vê se não esquece de me contar depois quais dessas dicas mais contribuiu para sua produtividade e fez você romper de vez com o ciclo da procrastinação, combinado?