|

Produção de conteúdo desorganizada? Vire esse jogo!

Até porque… vamos combinar né? Criatividade e Planejamento são duas palavras que parecem não andar lado a lado.

Mas sim, isto é possível e hoje você vai virar esse jogo e aprender a criar conteúdo sem tornar-se escrava do digital. Chega de ficar horas e horas produzindo um post que ninguém vai parar para ler! A partir de agora você vai assumir o domínio e gestão do seu tempo para não ficar 24 horas do seu dia sofrendo, sem saber o que vai publicar nas suas redes sociais.

Alerta! Ao ler este passo a passo você vai economizar anos de erros e tentativas e ser mais assertivo na organização do seu processo produtivo. Pronta para decolar? 3, 2, 1!

Organize seu tempo

Isso mesmo. Não tem como montar uma produção de conteúdo organizada se a sua agenda de trabalho é uma bagunça. Volte duas casas e estabeleça bem seus horários e seu fluxo de tarefas, especialmente se você estiver atuando em home office, onde esse tempo pode não estar bem delimitado.

Quantas horas você trabalha por dia? Dentro desse tempo, quanto será dedicado para produzir conteúdo? Lembre-se que manter sua presença digital é sim parte fundamental do seu negócio, mas que as atividades de bastidores são tão importantes quanto e, inclusive, são elas que se desdobram em materiais e aprendizados a serem compartilhados com o seu público.

Além de ter o controle da sua carga horária, tenha uma agenda com sua lista de atividades diárias e lembre-se também de praticar o autocuidado, pois uma boa noite de sono e uma alimentação balanceada influenciam diretamente na sua produtividade.

Dica de App: Técnica Pomodoro, já ouviu falar? Por meio dessa ferramenta, que pode ser baixada enquanto app ou extensão do Google Chrome, você poderá dividir seu fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa para, desta forma, manter o foco com mais facilidade, além de dar-se o direito de fazer pausas de 5 minutos sem culpa.

Planeje seu conteúdo

E isso inclui desde os temas, formatos, horários de postagens e canais de distribuição. Para tanto, monte um calendário editorial, ou seja, um cronograma com toda a sua estratégia de conteúdos, incluindo o que já produziu ou vai produzir.

Ter esse plano vai te ajudar a definir com mais clareza os objetivos que deseja atingir e mensurar com mais precisão os resultados que já obteve. Também vai te ajudar a ter um aproveitamento mais amplo das ideias, transformando-a em vários conteúdos atrativos.

Em outras palavras, não perder a unidade na sua comunicação digital, mas diversificar nas postagens, além de realizar uma distribuição mais eficiente desses conteúdos. Para tanto, é de suma importância seguir também os passos a seguir.

Esquematize sua curadoria de ideias

Aqui é onde entra o benchmarking, que é uma pesquisa e análise da concorrência para entender as tendências do seu nicho e o que está em alta no momento.

Mas, atenção! Nada de ficar entrando no perfil da concorrência para se comparar! O nome disso é perda de tempo e de energia e o benchmarking é completamente diferente! É uma estratégia de curadoria de ações e de conteúdos, em que você toma conhecimento do que está funcionando para seus clientes e, a partir disso, desenvolve estratégias que atendam a essas necessidades de mercado.

O ideal, inclusive, é atentar-se para os conteúdos sugeridos pelo público e que ainda não foram produzidos. Mas como descubro isso, Prih? Mapeando as dores e necessidades expressas nos comentários dos posts da sua concorrência que mais bombaram.

Defina as etapas do processo

Quais são as etapas pelas quais o seu conteúdo passa? Quem serão os responsáveis por cada uma delas? Monte um esquema de criação de conteúdo. Geralmente o ponto de partida é a pesquisa por palavras-chave que resulta num brainstorming, ou seja, uma chuva de ideias listadas no papel.

Na sequência, é hora de montar as pautas ou briefing, que são fichas com todos os dados necessários para a criação do material. Geralmente contêm informações sobre tema, público-alvo, objetivo, estágio do funil, prazo e responsável pela execução

Só então você partirá para a produção efetiva, buscando se cercar ao máximo de referências nessa etapa.

Após criar o conteúdo, vem as etapas de revisão, publicação e distribuição. Nessas fases atente-se para os formatos de cada plataforma e cheque se os materiais estão adaptados para cada uma delas. Por exemplo: se o post é de Instagram e possui direcionamento para link, provavelmente o CTA (chamada para ação) será de link na bio. Agora, se esse mesmo post for adaptado para Facebook, você poderá fazer a publicação direta do link na própria legenda.

Está vendo só? Ao definir as etapas, a execução se torna mais intuitiva e eficiente, sem maiores complicações e equívocos.

Tenha um checklist

Agora que já listou todos os estágios da produção, faça disso um checklist, ou seja, esquematize um processo de acompanhamento, verificação e monitoramento da execução de cada tarefa. Para tanto, é importante que esteja claro quem são os responsáveis por cada etapa e de que forma irão comunicar-se entre si.

Uma boa sugestão para gerenciar essas etapas da produção de conteúdo com checagem no cumprimento dos prazos é o TrelloNele você poderá incluir diferentes colaboradores, organizar as etapas em quadros, definir as datas de entrega por postagem, programar notificações lembrando os prazos das tarefas e trabalhar com checklists avançados.

Dessa maneira sua produção de conteúdo será não só mais organizada, como também mais rápida e eficiente, além de que você terá a tranquilidade de saber que não está esquecendo de nenhuma frente da sua estratégia.

E então? Gostou dessas dicas? Me conte nos comentários qual delas foi mais útil para você se organizar no seu processo produtivo. Até a próxima, astronauta! Para decolarmos juntos no mundo digital fique de olho nos conteúdos que vou compartilhando por aqui, combinado?

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *