Perfil Pessoal ou Profissional no Instagram?
Para que você saia desse texto com a resposta certa é fundamental entender que essa é uma escolha que depende de muitas variáveis e que, para tomar a melhor decisão, você precisa, antes de mais nada, ter clareza dos prós e contras.
Imagine o seguinte: você é um astronauta prestes a decolar no Instagram. Para que voe pelo espaço sem limites ou maiores intercorrências, você precisa escolher a nave ideal para o seu perfil. Como descobrir isso? Lendo os tópicos a seguir e, óbvio, colocando em prática assim que sair desse texto, combinado?
Qual é o seu perfil?
Você é do tipo de pessoa que adora falar de frente para as câmeras e compartilhar com as pessoas momentos da sua vida privada? Ou, pelo contrário? Tem muita vergonha de gravar vídeos e morre de pavor de expor a sua vida íntima?
Entender qual é o seu perfil é o primeiro passo para decidir qual tipo de conta é a melhor para o seu caso. Por mais que na internet as pessoas gostem de saber da sua vida pessoal, é sempre importante colocar na balança e se perguntar: É saudável para você? Até que ponto vale a pena?
Ao fazer essa auto análise, pare para avaliar três pontos:
Como você se comunica?
Você gosta de interagir com as pessoas? Ou é mais introspectiva? É mais reservada ou expansiva? Seja honesta consigo mesma e imagine como seria alimentar todos os dias os stories e feed com fotos e relatos pessoais da sua história. Você se sentiria confortável fazendo isso?
Vale lembrar que no mundo digital é você quem impõe os limites. É você quem comunica e sinaliza para sua audiência até onde ela pode ir. A sua maneira de conversar e aquilo que você mostra é o que vai ditar o nível e modo de interação dos seus seguidores.
Quais são os seus objetivos?
Por que você deseja se posicionar no Instagram? Para vender mais? Para ser reconhecido como autoridade no seu nicho? Para construir uma comunidade em torno de um tema? Após descobrir, afinal, o que você deseja, será mais fácil definir até que ponto é estratégico e necessário fazer a exposição da sua imagem.
Como a sua audiência consome informação?
Quais funcionalidades seu público mais utiliza? Quais formatos de conteúdo mais consome? Stories, reels e IGTV? Posts com fotos ou posts com arte? Seu público tem o hábito de assistir lives?
Minha sugestão é você coletar essas informações diretamente com seu público, por meio da aplicação de uma pesquisa e posterior análise das respostas. Ou você pode ler a respeito das tendências de comportamento por nicho.
Após reunir essas informações, você terá clareza dos formatos e estratégias que podem gerar mais interação e diálogo com seus seguidores.
Hora de tomar uma decisão
Agora que você já refletiu sobre seu modo de se comunicar, quais são seus objetivos e de que maneira o seu público consome informações, é hora de cruzar tudo isso e ser honesta consigo mesma. Pare e se pergunte: Qual perfil melhor atenderia minhas necessidades e melhor se encaixaria com o meu jeito de ser? O perfil pessoal ou profissional?
Para que não restem dúvidas, listamos a seguir os prós e contras de cada uma delas.
Perfil Pessoal
É aquele em que você compartilha apenas a sua vida pessoal ou faz uma mescla entre lifestyle e rotina profissional.
A principal vantagem de ter um perfil pessoal é: praticidade. Pois cuidar apenas de uma conta é bem mais fácil do que ficar dividindo seu tempo entre alimentar um insta pessoal e outro profissional, concorda comigo? Talvez seja um ponto que te ajude a manter a consistência pensando num longo prazo.
Também é fato que contas que compartilham mais da sua vida pessoal acabam tendo mais facilidade em criar conexão com a sua audiência, porém também estão mais propensas a sofrer com problemas de invasão de privacidade.
Por isso é fundamental mostrar quem você é – seus gostos, hobbies e paixões – de maneira estratégica, sempre alinhado com a sua persona de marca. Você pode, por exemplo, mostrar bastidores do seu trabalho, deixando evidenciar seu estilo musical. Ao postar fotos trabalhando pode falar sobre um livro que está na sua estante ao fundo. Pode comentar ou mostrar suas comidas, filmes e séries favoritos, mas sempre buscando evidenciar detalhes da sua personalidade que reforcem os valores e diferenciais do seu negócio ou dos produtos e serviços.
Perfil Profissional
É aquele em que você fala apenas da sua vida profissional. Talvez, após refletir sobre tudo o que leu até aqui, você se dê conta de que ter um perfil pessoal te deixará muito desconfortável e, por consequência, isso é algo que pode te travar.
Se este for o seu caso, fique tranquilo, pois a decisão por um perfil profissional já é parte do seu processo de ser transparente com a sua audiência e fiel na busca por construir um diálogo o mais verdadeiro possível.
E pode ter certeza: respeitar quem você é o que de fato vai te levar mais longe, pois vai te ajudar a manter a consistência, a frequência e a qualidade dos conteúdos.
Vale comentar: existem dois casos em que o perfil profissional é bastante recomendável. Veja a seguir quais são eles:
Quando você possui uma marca empresarial: Nesse caso toda a comunicação será feita enquanto empresa. O que não impede que você crie um universo de marca bem atrativo, com tom de voz, vocabulário, cores, personalidade de marca, valores e bandeiras bem definidos e reverberando na interação com seus seguidores.
Quando você possui duas propostas ou serviços muito diferentes: Por exemplo: atua na gastronomia e na engenharia civil. Nesse caso, o ideal é segmentar os perfis, pois divulgar as duas atuações juntas pode confundir a audiência.
E agora? Pronta para escolher em qual nave vai decolar seu Instagram? Perfil pessoal ou profissional? Qual dos dois você escolheu e por que? Me conta nos comentários!