Como atrair clientes pelo Instagram: 6 estratégias infalíveis
Para você ter uma ideia: 72% dos usuários dessa rede social já fizeram alguma compra após ter visto um produto ou serviço no aplicativo. Pois é! E você aí achando que o app está ficando obsoleto? Não mesmo! Vem comigo que te explico porque!
Com uma capacidade ímpar de se manter atual, uma das estratégias que a rede social utiliza é justamente adotar funções que estejam em alta nos aplicativos concorrentes, tais como os stories, o IGTV e o reels. Mas não apenas isso, a plataforma também tem pensado em novas formas de monetização de conteúdo que podem ser úteis para creators e empreendedores.
Em outras palavras: o app sabe como despertar e manter o interesse dos usuários e você deveria seguir esse mesmo caminho para atrair mais clientes, e não apenas números e seguidores, para o seu Instagram.
Como fazer isso? Colocando em prática as seis estratégias a seguir. Vem comigo?
Faça o mapeamento da sua persona
De nada adianta criar um enorme volume de conteúdo, manter a constância e postar em horários estratégicos, se você não sabe quem é seu público-alvo. Faça o mapeamento da sua persona, descubra quem é seu cliente ideal.
Colete não apenas dados demográficos, como gênero, idade e localidade geográfica, mas também informações de comportamento e consumo. Quais são os gostos, hobbies, estilo de vida, hábitos de compra, mídias sociais que mais utiliza.
Como fazer isso? Por meio das enquetes nos stories. Abra caixinhas e faça essas perguntas para seus seguidores, sempre de acordo com a linguagem que você já utiliza para se comunicar com eles. Na sequência, organize todos esses dados numa planilha e transforme tudo isso em conteúdo de valor. O que, inclusive, nos leva ao segundo tópico!
Crie conteúdo autêntico e relevante
Conteúdo que conecta é aquele que está alinhado com a linguagem e os interesses do seu público que, a partir de agora, não serão apenas seguidores, mas sim clientes em potencial.
Para tanto, é super importante que você coloque para jogo a sua autenticidade. Quem é você? Quais são seus valores de marca? Quais causas você defende? Qual é, afinal de contas, o propósito do seu negócio?
Hoje em dia as pessoas compram por identificação e, obviamente, a partir de uma relação de confiança. Utilize o Instagram para construir essa proximidade e, quando menos esperar, seu direct estará cheio de clientes e marcas pedindo para fechar negócios com você.
Mas, não se esqueça, a pergunta que vale ouro é sempre a seguinte: como posso ajudar minha audiência? Transforme essa pergunta numa esteira de produtos e serviços, combinado?
Utilize hashtags de acordo com seu nicho
Um dos maiores erros que os empreendedores cometem é justamente este: utilizar hashtags sem estratégia e mapeamento. Liste as palavras-chave do seu negócio e cheque o nível de busca delas.
O ideal é que tenham uma média de busca a partir de 800 mil publicações. Hashtags genéricas, que costumam ter um volume de buscas muito elevado, podem fazer com que seu conteúdo se perca dentre tantos outros.
Semanalmente acompanhe o nível de entrega dos seus posts a partir das hashtags. Teste e experimente até chegar nas palavras certas, ou seja, aquelas que não apenas vão entregar seu conteúdo para mais pessoas, como também vão direcioná-lo para as pessoas certas.
Interaja e converse com as pessoas
Presença digital é bem mais do que fazer posts e espero que você já tenha entendido isso. Utilize os stories para mostrar os bastidores do seu empreendimento, além da sua personalidade de marca. Mostre seus produtos, seus serviços, sua rotina, seus parceiros, feedbacks de clientes e todo o universo que compõe o seu negócio.
Também reserve um tempinho para responder os comentários e directs, pois esta é uma maneira de manter sua audiência aquecida e também já é parte do processo de encantamento dos seus leads e conversão para clientes apaixonados e fãs da sua marca.
Seja criativo e constante. Quem não é visto, não é lembrado. A regra é clara e precisa ser aplicada com maestria.
Utilize as novas funcionalidades do app
O reels é a mais recente das funcionalidades e está tendo um nível de entrega maior quando comparado aos posts de feed e IGTV. Mas, novamente: faça isso de maneira estratégica.
Por mais que a tendência do momento no reels sejam conteúdos de entretenimento, como memes e challenges, sempre busque adaptá-las para a guia de temas que fazem parte do seu negócio. Deste modo você amplia o alcance de maneira qualificada.
Uma dica de ouro: antes de ligar a câmera para gravar um reels, faça um roteiro, liste as dicas ou informações que vão compor o vídeo, escolha músicas que estejam em alta e seja o mais espontâneo possível.