Os piores tipos de reels se você quer se tornar AUTORIDADE
Todo mundo está no instagram para ser reconhecido, ter seu trabalho notável, ocupar um lugar de sucesso em sua área, ser referência, se tornar AUTORIDADE.
Só que a MAIORIA, inocentemente, se deixa levar por modismos ou misturam demais a finalidade do seu perfil e cometem erros fatais na construção da sua marca como autoridade.
Mas, você vai descobrir os erros e já anota tudo para não cometer, ok?
1 – DANCINHAS
Sim. Esse conteúdo pode ser tentador pelo fato de ter alta chance de viralizar (quem não fica curioso para ver a coreografia até o fim? isso aumenta a retenção e o instagram entrega mais), mas ele pode infantilizar, diminuir seu valor percebido e, dependendo do caso, descredibiliza o serviço ou trabalho entregue.
2 – Indiretas
Em alguns casos, elas parecem ser boas pq algumas pessoas podem se identificar e compartilhar bastante. Porém, cuidado. Vejo muitas frases de indireta falando mal de alguma atitude ou postura do PRÓPRIO CLIENTE.
Lembre-se: seu conteúdo não é para você. É para servir a quem você VENDE.
3 – Não se preocupar com a estética
Por ser um conteúdo fácil de fazer, basta você ter o celular, muita gente despreocupa com alguns detalhes e ainda quer ser visto como autoridade.
Evite
❌ Gravar no escuro
❌ Não cuidar do fundo, do cenário
❌ Esquecer de procurar um local com boa luz
❌ Não se arrumar com postura de trabalho e não “acabei de acordar”
4 – Esquecer de conteúdos de POSICIONAMENTO
Se você ficar publicando só dicas, tutoriais, passo a passo… você acaba se tornando um google sem personalidade. Isso é fatal na construção da autoridade.
80% do seu conteúdo precisa ser sobre seu POSICIONAMENTO e 20% com o restante. É isso que vai te diferenciar dos demais.
5 – Não é só sobre seus próprios resultados
Ser autoridade é: ter resultados com você + gerar resultados para outros + ensinar os outros a terem resultado também.
Você precisa mostrar feedbacks, depoimentos, cases, mensagens de clientes. Não é só falar “eu consegui X, Y e Z”. Seu conhecimento precisa ser replicável e fazer outras pessoas terem resultado também. Mostre isso!
6 – Mostrar por mostrar
De nada adianta você ter um conteúdo com um MEGA significado se você só “publicar” para cumprir tabela. Ele será facilmente ignorado.
Aproveite o formato reels e transforme tudo em NARRATIVAS SEDUTORAS ou em HISTÓRIAS ENVOLVENTES.
É muito mais difícil alguém esquecer de alguma história do que ler algo interessante.
Histórias geram associações, emoções, sentimentos e significados.
Lembre-se sempre que a primeira impressão é a que fica e você precisa ser intencional em uma rede social que tem enfoque na imagem que projeta no usuário. Isso também não quer dizer que você tem que ser outra pessoa. Não mesmo. Você precisa pensar em como QUER SER LEMBRADO e agregar esses valores e atributos em seus vídeos curtos.