Como saber se fui bloqueado no Instagram
Você já ficou na dúvida sobre alguém ter bloqueado você no Instagram? Bom, o aplicativo não avisa quando alguém te bloqueia, mas existem “sinais” que podem indicar isso e entendê-los é importante, principalmente pela diferença entre o bloqueio e a restrição de usuário.
O bloqueio é mais sério e limita totalmente as interações com a pessoa que te bloqueou. Ao ser bloqueado, você não consegue ver as postagens nem seus comentários; já se ela te restringe, as interações ficam mais limitadas, mesmo ainda havendo algum contato.
Continue aqui para eu te explicar quais são os passos que você pode seguir para descobrir se alguém te bloqueou ou não no Instagram. E acredite, é mais simples do que parece!
Resposta Rápida
Para saber se você foi bloqueado no Instagram, veja se encontra o perfil da pessoa na busca ou se suas publicações desapareceram. Caso suspeite, tente acessar o perfil dela por uma aba anônima do navegador. Se aparecer, pode ser que você tenha sido bloqueado. Você também pode tentar enviar uma mensagem pelo Direct ou marcar a pessoa em uma postagem. Mantenha o respeito independente do resultado e continue desfrutando do aplicativo!Pesquise pela pessoa usando sua conta no Instagram
Para começar, tente pesquisar o perfil da pessoa diretamente na barra de busca do Instagram; se você não consegue encontrar o perfil, isso pode ser um sinal de que você foi bloqueado.
Preste atenção para não confundir: às vezes, a pessoa pode apenas ter mudado o nome de usuário ou deletado a conta dela. Uma dica é ficar de olho nas conversas antigas no Direct, isso porque, se a foto do perfil e o nome mudaram para “Usuário do Instagram”, também pode ser um alerta.
Se você ainda vê o perfil da pessoa, mas sem as publicações, ou aparece a mensagem “ainda não há nenhuma publicação”, mesmo sabendo que o perfil é ativo e tem conteúdos, isso também pode ser um grande indicativo de que você foi bloqueado.
Acesse o perfil da pessoa por uma guia anônima do navegador
Abra uma guia anônima no seu navegador e acesse o perfil da pessoa; se ao fazer isso, você se deparar com a mensagem “Esta página não está disponível”, significa que realmente não é possível ver o perfil porque você foi bloqueado.
O mesmo acontece quando você consegue ver o perfil da pessoa somente na guia anônima, mas não quando está logado na sua própria conta – é um forte indício de que a pessoa pode ter te bloqueado.
Use a conta de alguém para procurar o perfil da pessoa que te bloqueou
Tentou as dicas anteriores, mas ainda tem dúvidas? Peça para um amigo ajudar, porque usando a conta de outra pessoa é muito fácil verificar o perfil em questão. Caso o perfil apareça normalmente na conta do seu amigo e seja possível ver publicações que não são exibidas para você, infelizmente, isso indica que houve bloqueio.
Ao descobrir essas pistas, é comum ficar um pouco chateado, mas o mais importante é respeitar o espaço da pessoa e entender que cada um tem seus motivos para bloquear alguém.
Tente marcar ou enviar um direct para a pessoa no Instagram
Outra maneira de tirar suas dúvidas é tentar mencionar ou marcar a pessoa em alguma postagem. Se ao digitar o nome desse usuário, não aparecer as opções de marcação, pode ser um sinal de que você foi bloqueado.
Tente enviar uma mensagem para o usuário de quem você suspeita. Se você perceber que o chat até continuar ativo, mas suas novas mensagens não são enviadas, isso também é um sinal. Afinal, o Instagram não deixa você interagir com quem te bloqueou.
Verifique as curtidas e comentários feitos entre vocês
Outro caminho é verificar se as interações anteriores, como curtidas e comentários, continuam visíveis no perfil da pessoa. Se vocês tinham alguma troca de curtidas e, de repente, você não consegue mais ver essas interações, pode ser um sinal.
Conclusão
Como você viu, não há um aviso oficial do aplicativo quando alguém decide bloquear outra pessoa, mas os sinais que mencionamos vão te ajudar a tirar essa dúvida.
Lembre-se também de usar apenas métodos seguros para verificar o bloqueio; aplicativos não oficiais podem representar riscos para a sua segurança e a sua privacidade online.
Espero que as dicas tenham conseguido te ajudar até o momento. Lembre-se que respeitar as escolhas das pessoas no mundo digital é tal qual no real: fundamental para todos nós.