Marketing de Influência: 6 Tendências

Isto porque as pessoas têm passado cada vez mais tempo online e, com isso, as marcas tiveram que intensificar sua produção de conteúdo para não ficar para trás.

Diante desse cenário, Marketing de Influência tem se tornado cada vez mais popular e eficaz e hoje já pode ser considerado como parte fundamental da estratégia de comunicação de qualquer empresa.

Para você ter uma noção, estima-se que em 2021 a indústria de influencers movimente cerca de US$ 13,8 bilhões em todo o mundo.

Assim sendo, para que você garanta a sua fatia desse montante e não fique de fora dessa oportunidade de impulsionar o seu negócio, compartilho abaixo 6 tendências para você ficar de olho! Vem comigo?

Aumento significativo no uso do TikTok

É isso mesmo. A rede social que dita virais de conteúdo em vídeo e lança tendências em diversos ramos, tais como o da música e o da moda, tem sido cada vez mais utilizada pelas marcas na busca por influenciadores.

Diferente das outras redes sociais, no TikTok o tipo de influencer mais procurado pelas empresas são os intermediários (32,55%), de acordo com dados da Upfluence. No entanto, são os microinfluenciadores que recebem o maior engajamento, 17,96%, em comparação com apenas 4,96% para megainfluenciadores.

Se você deseja apostar suas fichas nessa rede social, se ligue nesse dado super importante: em comparação com o Instagram e YouTube, o envolvimento do TikTok é muito maior para influenciadores de todos os portes. 

Microinfluenciadores, os mais buscados no Instagram

De acordo com pesquisa da Influencer Marketing Hub, o Instagram ainda é a rede social mais utilizada por essa indústria e nela os micro influencers são os mais buscados. O motivo? Influenciadores menores tendem a ter melhores taxas de engajamento do que as superestrelas das redes sociais.

Isso se deve ao senso de comunidade e elevado grau de confiança que eles despertam no seu público. Para você ter uma ideia, enquanto micro influencers têm uma taxa média de engajamento de 3,86%, mega influencers apresentam uma taxa média de apenas 1,21%.

Diante disso, ainda de acordo com a pesquisa, no Instagram há uma preferência clara (57,78%) por microinfluenciadores, seguido por influenciadores regulares (23,57%).

Health & Fitness e outros temas em alta

Como esperado, as buscas por conteúdos sobre Viagens e Estilo caíram para 10% em função da pandemia, enquanto o interesse por temas dentro do tópico Health & Fitness cresceram para 13% e se tornaram o segundo mais buscado. O assunto Moda e Beleza segue sendo o tema de maior interesse das pessoas (25%).

Assuntos como exercícios físicos, treino em casa, dicas de saúde, alimentação, bem-estar e autocuidado hoje fazem parte das categorias de interesse do público. Portanto, se você atua em nichos relacionados a esses temas, não deixe o marketing de influência de fora da sua estratégia de comunicação digital.

Agora, se a sua empresa não atua em ramos correlatos a esses, pare e se pergunte: como posso explorar os conteúdos da minha área a partir de novos ângulos? Como posso cruzar os temas do meu nicho com esses assuntos que estão em alta? O que, inclusive, nos leva à próxima tendência para 2021:

Conteúdo planejado, criativo e espontâneo

Além do aumento considerável na produção de conteúdo em decorrência da demanda insaciável por mais e mais posts, artigos, vídeos, tweets e formatos variados de conteúdo online, é perceptível que criar com qualidade e autenticidade é algo que exige planejamento, sem perder a espontaneidade.

Isso é o que as marcas esperam dos influencers quando fecham parcerias. As limitações da pandemia também exigiram jogo de cintura dos creators na hora de entrar em ação e, da parte das marcas, também impossibilitou investimentos em estratégias de marketing que envolvam filmagens comerciais em grande escala.

Criatividade talvez seja a palavra que estabelece um equilíbrio perfeito entre planejar e ser espontâneo. Portanto, na hora de contratar um influencer, dê preferência para perfis que sejam inovadores e atendam a essas qualidades.

Influencers que são especialistas e autoridades

De acordo com matéria da Elle Brasil, pessoas que são autoridade no seu nicho de atuação e especialistas em determinado assunto têm assumido o posto de influenciador.

Geralmente são perfis com pequena audiência, se enquadrando na categoria micro influencer, mas que possuem alta relevância e engajamento, além de elevado grau de confiança por parte da audiência.

Como produzem conteúdos de alto valor, costumam ser respeitados pelo seu segmento e, consequentemente, possuem um elevado poder de influência nos hábitos de compra e formação de opinião.

Essa tendência de mercado representa uma oportunidade de negócio dupla. Já parou para pensar que você pode se tornar o maior influencer da sua própria marca? E que, inclusive, pode ser buscado por outras empresas para fechamento de publis e parcerias?

Foco na Diversidade

Levar em consideração a diversidade na hora de pensar em estratégias de marketing de influência também é uma tendência de mercado.

Cada vez mais as pessoas consomem conteúdo por identificação de valores e, consequentemente, também compram de marcas que estejam alinhadas com seus discursos e visões de mundo.

Para tanto, na hora de elaborar campanhas e ações nesse sentido, é importante demonstrar compromisso interno e externo e uma real preocupação com a diversidade e inclusão.

Diferentes Tipos de Influencers

Existem ligeiras diferenças nessas classificações de acordo com a quantidade de seguidores, mas compartilho a seguir a mais usual para não restar dúvidas sobre os diferentes tipos de influencers:

Nanoinfluenciador

Geralmente possuem menos de 10 mil seguidores, apresentam elevado nível de engajamento e forte poder de influência dentro da sua comunidade local.

Microinfluenciador

Costumam ter entre 10 mil e 100 mil seguidores. Também possuem alto nível de engajamento e relacionamento de proximidade com seu público.

Macroinfluenciador

Com audiência entre 100 mil e 1 milhão de seguidores, costumam abordar temas específicos, mas que interessam a uma enorme quantidade de pessoas, tais como humor, moda, beleza, lifestyle e etc.

Megainfluenciador

Se você deseja realizar uma divulgação mais ampla, este é o perfil certo, já que aqui se enquadram influencers acima de um milhão de seguidores. Entretanto, ao mesmo tempo que atingem um grande público, o engajamento tende a ser menor e os valores para contratação tendem a ser bem mais altos.

E então? Quais dessas tendências você vai levar em consideração na hora de montar a sua estratégia digital? Me conte nos comentários! Estou curiosa para saber!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *